(33) 99730-2022
(33) 99877-8399
A curva tensional diária serve para medir a pressão intraocular (PIO) no decorrer do dia, por meio de um instrumento chamado tonômetro. A técnica permite investigar as oscilações da pressão, com o auxílio de uma curva gráfica, que possibilita diagnosticar e acompanhar doenças oculares, como o glaucoma.
O mapeamento de retina é indicado para detectar doenças ou condições oculares, como glaucoma, miopia, descolamento de retina, doenças inflamatórias, intoxicações por medicamentos, hipertensão arterial, diabetes, dentre outras. O exame permite verificar, em detalhes, o fundo do olho, com alcance da região central e periférica da retina, a mácula, o vítreo, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.
Antes do procedimento, o oftalmologista utiliza um colírio, que possibilita a dilatação da pupila. Por isso, é obrigatório a permanência de um acompanhante durante a realização do exame.
A microscopia especular de córnea é um exame oftalmológico, que visa investigar o quantitativo de células da camada mais profunda da córnea, seu formato e tamanho. O exame é indolor e consegue verificar se as células presentes são saudáveis, sendo indicado para pacientes que se encontram em fase pré-operatória para as cirurgias de catarata, refrativa e transplante de córnea. O procedimento dura cerca de 20 minutos.
A paquimetria é um exame rápido e indolor, indicado para medir a espessura da córnea e detectar comprometimentos oculares, como o edema de córnea, glaucoma e ceratocone. Além disso, pode ser feito em pacientes em fase anterior à cirurgia ocular em pessoas com diagnóstico de miopia, hipermetropia e astigmatismo, sendo determinante para auxiliar o médico na escolha do tratamento para as doenças da córnea.
O exame ocorre após a aplicação de um colírio, que tem efeito anestésico, para posterior introdução de uma sonda ultrassônica, que permite medir com precisão a espessura da córnea na área central ou em pontos periféricos.
A gonioscopia é um exame indicado para diagnosticar e monitorar doenças oculares, que permite a análise do ângulo da câmara anterior do olho, entre a córnea e a íris. O exame ocorre com o auxílio de lentes de aumento, para visualizar em detalhes a córnea, com aplicação de colírio anestésico.
A retinografia é um exame usado para investigar as áreas do fundo do olho, como a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Ocorre por meio de registros fotográficos, com um aparelho chamado retinógrafo, que possibilita uma análise posterior das lesões intraoculares.
Trata-se de um exame rápido e indolor, muito indicado para os casos de lesões no fundo do olho, miopia, retinopatia diabética e hipertensiva, glaucoma, alterações vasculares, suspeita de tumores, dentre outros.
O teste de Schirmer serve para confirmar se o paciente consegue produzir a quantidade ideal de lágrimas ao longo do dia. É realizado com o auxílio de fitas absorventes afixadas em cima da pálpebra inferior para estimular a produção das lágrimas durante o exame, sendo indicado para avaliar pacientes com quadros de olhos secos.
O teste de Rosa Bengala serve para investigar a presença de células danificadas na superfície da córnea e da conjuntiva, e também para a detecção de doenças reumatológicas que reduzem o volume lacrimal e desencadeiam a síndrome do olho seco.
O exame acontece com o auxílio do corante Rosa Bengala, que é aplicado nos olhos antes de o início do teste.
O teste provocativo glaucoma é feito para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, visando criar situações para verificar as variações naturais da pressão intraocular que podem ocorrer durante o dia. Para tanto, o paciente ingere grande quantidade de água antes do teste para posterior medição da pressão intraocular.
A tonometria de aplanação é um exame que mede a pressão intraocular, permitindo o diagnóstico preciso e o monitoramento de doenças como o glaucoma e a hipertensão ocular. Além disso, pode ser indicado para acompanhar a evolução após procedimentos cirúrgicos, para verificar a hipotonia do globo, dentre outros problemas que possam surgir.
Trata-se de um exame rápido, que ocorre após a instilação de colírio anestésico e do colírio defluoresceína, em contato de um instrumento posto à superfície da córnea.
A topografia computadorizada da córnea é um exame indolor usado para analisar a curvatura da córnea, o que permite identificar modificações de regularidade e simetria da sua superfície. É indicado para diagnosticar ou acompanhar doenças que surgem na córnea, como ceratocone, distrofias, degenerações, miopia, astigmatismo, entre outros.
O exame também pode ser recomendado no pós-operatório de cirurgias refrativas e de catarata, e no período de acomodação ao uso de lentes de contato.
O teste de lente de contato serve para substituir o uso de óculos ou reduzi-lo, seja por questões estéticas ou para a prática de esportes. Pessoas que não conseguem ter a acuidade visual suficiente com o uso dos óculos, muito comum em portadores de ceratocone, também têm indicação para realizar o teste.
Sua realização consiste na colocação e remoção das lentes de teste nos olhos, para avaliar a melhor opção para cada paciente.
A biometria ultrassônica é um exame ocular usado para medir o comprimento axial do globo ocular e das estruturas oculares, para o cálculo do grau da lente intraocular a ser implantada na cirurgia de catarata.
A campimetria computadorizada é um exame indicado para avaliar os estímulos visuais centrais e periféricos. A análise quantitativa ocorre com o auxílio de gráficos e imagens gerados pelo aparelho, sendo usado na detecção de doenças oculares, como o glaucoma, por exemplo, e neurológicas.
A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame em 3D, que permite visualizar as estruturas da retina. O aparelho fornece informação volumétrica e dimensional, podendo indicar alterações estruturais, como ocorre nos casos de glaucoma.
Em pacientes com edema macular, ou seja, que apresentam retina mais espessa que o normal, a partir de uma avaliação comparativa com outros exames, é possível obter informações que revelem a efetividade do tratamento. Sua indicação é para pacientes que já realizaram outros exames e precisam confirmar um diagnóstico; detecção de buraco macular; acompanhamento de doenças oculares que acometem o nervo óptico; tumores intraoculares; descolamento de retina; avaliação da circulação da retina e coroide; DMRI, membrana neovascular e pacientes em fase pós-operatória.
A ultrassonografia ocular serve para avaliar as estruturas internas do globo ocular, sendo indicada para pacientes que apresentam opacidade para o exame do fundo do olho. É recomendada para detecção de tumores intraoculares e comprometimentos nas estruturas dos olhos, como lesões inflamatórias descolamento de retina, hemorragias e luxação de cristalino.
O exame de acuidade visual potencial (PAM) é realizado para avaliar a saúde dos olhos, sendo capaz de detectar o grau de aptidão do olho em detalhes espaciais. Portanto, é indicado para verificar se a visão apresenta algum problema ou se está funcionando normalmente.